quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Natal

Conversa entre a marcianinha e a mãe da terraquiazinha:
- O que é esse Natal? Porque tanta festa e presentes?
- Bom, acontece que a muitos anos nasceu um menino especial. Ele veio ao mundo com uma missão.
- Mas todos aqui não tem uma missão? Quase todos estudam, trabalham, cuidam dos filhos e netos, dos pais, ensinam, fazem amigos, alguns até ajudam pessoas que nem são de suas famílias.
- Sim, mas a missão Dele era diferente. Ele veio para salvar a todos.
- Salvar? De que? De quem?
- Ai, ai, salvar a alma.
- Mas a alma estava em perigo?
- Sim, perigo de ser vazia, de não ter na terra uma vida digna, de não conhecer a caridade, a fraternidade, o amor.  É isso! Ele veio ensinar o que é o amor de verdade.
- Então a festa?
- É para comemorar o nascimento Desse Menino que se chama Jesus.
- Ah entendi! E os presentes? Eles são para vocês e não para o Menino Jesus, não é mesmo?
- É verdade. Mas isso começou de um jeito e hoje é de outro. Tem muitas pessoas que ganham muito mais em datas festivas. É o que chamamos aqui na terra de comércio.
- E esse senhor gordo com roupa vermelha? Quem é, algum parente de Jesus?
- Não, não. Acho que ele surgiu inspirado em um homem bom que ajudava as pessoas pobres e tinha atenção especial pelas crianças. Depois de muitas mudanças na forma como era representado, chegou-se ao que conhecemos hoje.
- Ah sim! Mas se o Natal foi criado por causa de Jesus porque muitas pessoas não se lembram Dele nem do amor que Ele ensinou?
- Bem, algumas pessoas não acreditam que Jesus foi assim tão especial, para muitos outros a festa e os presentes se tornaram mais importantes. Outras negam o Natal por ser celebrado pelos cristãos católicos.
- E quando se diz "Feliz Natal", o que significa?
- Acho que, no geral, as pessoas querem desejar saúde, paz, amor, e uma festa boa e farta junto das pessoas amadas.
- Então Feliz Natal!

"Nós sabemos que se celebra o acontecimento central da história: a Encarnação do Verbo divino para a redenção da humanidade. O sentido eterno do mundo se fez tangível a nossos sentidos e à nossa inteligência: agora podemos tocá-lo e contemplá-lo, e esse sentido não é simplesmente uma idéia geral inscrita no mundo, é uma Pessoa que se interessa por cada um de nós. Na gruta de Belém, Deus se mostra a nós como humilde ‘infante’ para vencer nossa soberba. Talvez tivéssemos nos rendido mais facilmente frente ao poder, frente à sabedoria; mas Ele não quer nossa rendição; apela mais ao nosso coração e à nossa decisão livre de aceitar seu amor." palavras do Papa Bento XVI

Um comentário:

mfc disse...

Que tenhas um grande grande 2010...
Um beijo grande para ti Neusa.