quarta-feira, 15 de abril de 2015

Oração de São Francisco de Assis comentada

"Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz."
"Onde houver ódio, que eu leve o amor;" - que pelo menos eu não dissemine, nem alimente mais ódio
"Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;" - que se eu ofender alguém, eu pelo menos me arrependa, e que se alguém me ofender, eu perdoe, mesmo que leve algum tempo
"Onde houver discórdia, que eu leve a união;" - que eu não jogue brasa quente no fogo já quase extinto
"Onde houver dúvida, que eu leve a fé;" - ah, se a minha fé fosse do tamanho de um grão de areia!
"Onde houver erro, que eu leve a verdade;" - que eu seja coerente com  minhas verdades, mas não queira impô-las a ninguém
"Onde houver desespero, que eu leve a esperança;" - que minha esperança esteja em Deus, e que eu consiga levar um pouquinho que seja de paz a quem está desesperado
"Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;" - que eu não negue um sorriso, um abraço, uma piada
"Onde houver trevas, que eu leve a luz." - aí complica Senhor, se eu puder ser um fachozinho de luz na vida daqueles que amo, já é suficiente para mim, mas Tu és maior e sabes muito mais

"Ó Mestre, Fazei que eu procure mais
Consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe,
é perdoando que se é perdoado,
e é morrendo que se vive para a vida eterna."


Que eu não deixe de buscar ser o que São Francisco de Assis pediu para ser, mesmo que eu não acredite ser capaz de tanto.
Amém
Hábito de São Francisco de Assis, todo remendado, preservado na Basílica de Assis


Nenhum comentário: