segunda-feira, 30 de abril de 2012

Aprendendo a ser mãe


Acho que estou frequentemente subestimando a capacidade de aprendizado do meu filho, e acho que não sou a única mãe a fazer isso.
Principalmente naquelas tarefas do dia a dia, como vestir-se, calçar-se, alimentar-se sozinho.
É o medo (quem é mãe tem medo) de que ele cresca e desapareça. Sei, sei, estou exagerando, mas a cada dia ele vai precisar menos de mim, e ao mesmo tempo que me orgulho e fico feliz por ele estar crescendo, tenho saudades do meu bebê.
Volte e meia ainda quero pegá-lo no colo, e raras vezes acontece dele querer meu colo (principalmente em público) - isso tende a se tornar mais e mais raro, até porque não aguento muito tempo os seus 23kg.
O que me fez pensar nisso tudo, além do fato de mãe estar sempre pensando nos filhos, foi a reunião da escola.
A professora relatou a evolução do Davi do início do ano para cá, em resumo uma criança imatura na relação com colegas e autoridades (professoras, coordenadoras), que chorava quando era contrariado, que tinha muita dificuldade de obedecer os "combinados" e tinha dificuldade para se vestir e se calçar sozinho.
Agora está mais maduro, mais independente e mais adaptado às regras da escola.
Eu, como mãe de filho único, não tenho referências para me orientar quanto ao que é esperado em cada fase de crescimento, contar com as considerações da escola (afinal elas estudam para educar e tem contato diário com muitas crianças) está sendo muito importante.
Estou feliz pela escolha que fizemos e estou certa de que a escola será um parceiro importante nessa missão.

2 comentários:

mfc disse...

É tão bom vê-los a crescerem... a lançarem as suas próprias raízes!!
Beijinhos,

Mayra disse...

Mais uma vez a Neusa escritora simplesmente fez o retrato da mãe no processo de aprendizagem, mas o mais belo é ver o aprendiz virando professor.
O Davi é assim! Só te ensinando que: a vida, ele vai dominar bem direitinho.
Fiquem então, os bons ensinamentos e os princípios da idoneidade,do bom caráter, da decência, pois o resto .... ele vai tirar de letra!