sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Ser ou ter



Há pouco li um texto no blog Coisa de Mãe e fiquei matutando.
O que se ensina aos filhos é aquilo em que se acredita, e mais ainda, aquilo que se vive. Se você acha tão importante ter e ter, e se esquece de ser, esquece-se de quem você é, preocupando-se em demasia com aquilo que você tem e aparenta, como querer que o filho entenda e viva diferente?

           Essa tarefa já é por demais dificultada pelo tal do consumismo desenfreado e dos apelos para que as crianças queiram os produtos a elas destinados. Se os pais não estão seguros de que a falta disso ou daquilo não é determinante para o que o filho será, como ensinar isso a ele? Se os pais consomem em excesso, como explicar ao filho que aquilo que ele quer não é importante ou não pode ser comprado?

          Fico pensando na loucura que é isso, pais e mães consumistas (sim ambos, apenas os objetos de desejo são diferentes) e filhos indo pelo mesmo caminho, num disputa pelo que é mais importante ter, absurdo não? Outro extremo é transformar o filho no rei da casa, e fazer das tripas coração para dar a ele tudo que ele quer, em detrimento do que é essencial para a família toda.


Nenhum comentário: