terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Nossa barraca

Nossa barraca não tem glamour, não tem status, não está na moda.
Antes de falar mais, deixa eu explicar para quem não conhece as praias do Ceará, que as barracas são construções, com restaurante, banheiros, chuveiros, churrasqueira, algumas até piscina tem, e que se estendem até o mar com guarda-sóis e mesas e cadeiras de plástico, nas quais os banhistas se acomodam e onde são atendidos por garçons de tais estabelecimentos.
Muitos banhistas preferem as mais elitistas, aquelas com perímetro bem demarcado, com estrutura caprichada e  frequentadores das classes mais altas, e não se importam de pagar muito mais por isso.
Eu porém prefiro a simplicidade, familiaridade, o bom serviço e o preço justo da "nossa" barraca.
Algumas dessas barracas mais badaladas colocam cadeiras quase dentro do mar, não sobra espaço nenhum.
As mesas, cadeiras e guarda-sóis da "nossa" barraca - aquela que constumamos frequentar - ficam longe do mar, afinal criança quando vai à praia não é para ficar sentada na sombra, quer espaço, quer correr, tomar banho, soltar pipa.
Em nossa barraca podemos deixar as chaves, bolsas, o que for com os funcionários. Na volta do mar, rapidinho a água de côco e o que mais perdirmos está na mesa.
Davi entra na cozinha, assunta tudo, brinca e dança na grama - que eu adoro, porque dar banho para o menino voltar para areia é cruel.
Está certo que a aparência também conta, mas o que queremos é nos sentir bem, bem recebidos, bem servidos.
Vou sim a outras barracas, mas apenas quando algum amigo ou  minha irmã marca de nos encontrar e prefere as tais barracas elitistas.

3 comentários:

Rafael Vilela disse...

Nunca fui em nenhuma barraca do Ceará, mas certamente preferiria "sua barraca" pq eu prefiro barzinhos com cadeiras enferrujadas e um garçom simpático do que de uma chopperia cara.
O que importa é se sentir bem, né?

Rafael Vilela disse...

Tb preferiria "sua barraca" se levar em conta que prefiro barzinhos com cadeiras enferrujadas e um garçom gente fina do que uma chopperia cara.

Erich Greiner disse...

E qual é mesmo a barraca? :-)